quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Aladim: 23 anos de saudade

Nossa lembrança em homenagem ao inesquecível "Aladim" (José Nascimento Cardoso).

Aladim, nasceu em Visconde do Rio Branco, no estado de Minas Gerais, no dia 25 de dezembro de 1956. Gravou seu primeiro disco em 1971 aos 15 anos de idade em dupla com Amorim, "Amorim & Aladim" foi o único disco da dupla. Depois disso formou outras duplas, mas sem gravar.

Em 1981 conheceu Edmilson Fernandes Machado em uma reunião de amigos na casa da dupla Julinho & Janel, dias depois Edmilson foi cantar em um concurso de calouros e Aladim que era um dos jurados deu nota zero para o desempenho dele. Edmilson após o concurso foi tirar satisfações com Aladim, cantaram uma música juntos e assim nascia a dupla Alan & Aladim.

Alan & Aladim gravaram 6 discos nos anos de 1981, 1982, 1984, 1987, 1989, 1991, que os fizeram sem dúvida nenhuma a melhor dupla do sertanejo romântico, a voz do Aladim é inconfundível e inimitável, a mais bela da música brasileira.

Os maiores sucessos foram "Liguei Pra Dizer Que Te Amo" "Dois Passarinhos" "Aprendiz Do Amor" "À Dois Graus" entre tantos outros.

Infelizmente no dia 1º de outubro de 1992, Aladim foi ao dentista para extrair um dente, após a aplicação da anestesia o dentista saiu da sala e ao voltar se deparou com ele tendo uma parada cardíaca, tentou reanima-lo mas Aladim acabou falecendo aos 35 anos de idade no auge de sua carreira, quando finalmente sua dupla estava entre as 6 maiores duplas da época.

Muito mais infelizmente ainda, em 1997 foi substituído por outro Aladin (com "N") e a nova formação de Alan & Aladin voltou a ativa, esse segundo Aladin engana os fãs se passando pelo original, regravou vários sucessos de Alan & Aladim e age como se as músicas fossem realmente dele, em entrevistas chega a falar que ele é quem fez sucesso com a dupla, uma inverdade pois ele pegou o sucesso pronto e nem sequer conseguiu manter.

Aladim, a voz mais suave e bonita do mundo tinha mesmo que ir cantar ao lado de Deus, pena que foi tão cedo. Mas a lembrança fica eternamente no coração dos fãs conquistados ao longo de sua carreira e ao longo de toda eternidade por meio de suas gravações!

2 comentários:

Anônimo disse...

Aladim é o melhor cantor sertanejo de todos os tempos,pena ter falecido,mas a sua voz ficará para sempre e nunca se apagará da lembrança daqueles que amam a sua arte,descanse em paz ao lado de DEUS....!!!!!

Amilton Tibes disse...

Realmente uma das mais belas primeiras que o Brasil já teve,uma vós suave, macia e aveludada que com a segunda do Alan tinha uma harmonia perfeita. Eu sou um fã da dupla,mantenho todas as suas gravações e também vários videos de shows que a dupla Realizou... Já das varias duplas que o Alan formou a meu ver com nenhum deu um casamento vocal nem perto do que foi com o primeiro Aladim inclusive com o Aladin atual...