sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Marinheiro: 30 anos de saudade

Nossa lembrança em homenagem ao inesquecível "Marinheiro" (Benedito Brás dos Reis).

Marinheiro, nasceu em Piracanjuba, no estado de Goiás, no ano de 1929. Iniciou sua carreira artística em 1956 ao gravar seu primeiro disco com Brazão (que mais tarde formou dupla com Brasãozinho), mas a dupla Brazão & Marinheiro não durou muito, findou-se logo após o segundo disco 78 RPM. Marinheiro iria mesmo fazer história na música sertaneja em dupla com Orlando Bianchi, o Caçula. O primeiro disco da dupla Caçula & Marinheiro saiu em 1960, e em 1961 Marinheiro casou-se com a filha de um dono de circo e passou a cantar com ela, a dupla Clarinda & Marinheiro gravou apenas um disco 78 RPM, pois dois anos após o casamento ao dar a luz da primeira filha do casal, infelizmente Clarinda veio a falecer. Marinheiro ficou muito abatido, mas com o apoio do Caçula seguiu firme em sua carreira e dessa triste história surgiram vários sucessos compostos pelo Marinheiro inclusive o maior sucesso da dupla "Cantinho do Céu" em parceria com Caçula gravado em 1963. 

Caçula & Marinheiro foram sem duvida uma das mais importantes duplas para a modernização da música sertaneja, eles não cantavam musica caipira, cantavam musicas românticas, com influencia mexicana e com arranjos muito modernos para a época.

A parceria iniciada em 1960 findou-se em 1980 quando a dupla separou, Caçula formou dupla com seu irmão Mazinho, e Marinheiro com sua segunda esposa, Gelcina, ambas as duplas gravaram apenas um disco cada.

Caçula & Marinheiro são juntamente com Tibagi & Miltinho, os maiores ídolos musicais do Zé Rico, que sempre faz questão de dizer que aprendeu cantar ouvindo a primeira voz de Miltinho Rodrigues e do Marinheiro.

Marinheiro faleceu no dia 26 de dezembro de 1984 em um salão de cabeleireiro onde cortava seu cabelo.

Entre os maiores sucessos estão:

Nenhum comentário: